O conceito da Spinlister é simples: em vez de se transportar bicicletas, pranchas de surf ou “snowboard” quando se vai de férias, pode-se ver se há alguém a alugar uma no destino pretendido. Disponível recentemente em Portugal, esta aplicação para smartphone pretende eliminar os custos de transporte em aviões, por exemplo, bem como os constrangimentos de levar o equipamento no carro.

À semelhança de outras plataformas ou aplicações que eliminam os intermediários, a Spinlister divide-se entre os que têm material disponível para alugar e os que procuram um equipamento numa cidade, para fazer desporto. Basta fazer uma pesquisa e combinar os detalhes diretamente com os donos.

“Poupa dinheiro, conhece pessoas incríveis e consome menos” é o lema da aplicação, na qual os donos das bicicletas ou pranchas estabelecem o preço do aluguer. A transação pode ser realizada, por completo, através do smartphone, desde que tenha um sistema operativo Android ou iOS. O download da aplicação é gratuito.

Em Portugal, onde a Spinlister já tem listados donos de equipamento em Lisboa e Porto, está disponível um seguro de cerca de 7500 euros, em caso de dano permanente ou roubo.