Tem menos de 30 anos e um projeto artístico que quer mostrar ao país? Até ao dia 30 de setembro pode candidatar-se ao concurso Jovens Criadores e tentar a sua sorte.

Este é um “concurso de projetos em várias áreas de criação artística”, explicou ao P3 Paulo Gouveia, presidente do Clube Português de Artes e Ideias. Para participar é necessário entregar, em mãos ou por correio, uma ficha de inscrição e um dossier de candidatura com a informação solicitada no regulamento.

Nesta 17.ª edição podem candidatar-se criativos nas áreas das Artes Digitais, Artes Plásticas, Banda Desenhada, Dança, Design de Equipamento, Design Gráfico, Fotografia, Ilustração, Joalharia, Moda, Música, Vídeo e Teatro. Paulo Gouveia adiantou que costumam receber, no geral, “mais candidaturas em Literatura e Artes Plásticas”.

Do concurso resultará uma seleção de projetos que vai ser apresentada numa mostra nacional, da qual serão selecionados representantes para eventos europeus e/ou internacionais em 2015. Como por exemplo a sétima bienal dos jovens criadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) que se realiza em Maputo, em julho do próximo ano.

A lista dos concorrentes selecionados para a Mostra Nacional Jovens Criadores será publicada em data a anunciar no site do Clube Português de Artes e Ideias e no Portal da Juventude.

Este concurso realiza-se desde 1996. Paulo Gouveia contou ao P3 que a iniciativa tem crescido muito ao longo dos anos. “Há 17 anos Portugal era um país mais pequeno”, afirma. Hoje em dia o concurso é “uma rampa de lançamento” para os jovens, cuja qualidade, na opinião de Paulo, “tem aumentado imenso”. “Já tem uma boa posição a nível nacional. As pessoas quando concorrem já sabem que não podem concorrer com ‘qualquer coisa'”, acrescenta.

“A novidade da 17.ª edição vem da persistência e da continuidade que temos conseguido dar ao concurso”, conclui.