Quer ser “um espelho” da iniciativa NEM (New European Media) em Portugal e “motivar a indústria dos media portugueses e relevantes parceiros na área da inovação a definir estratégias, parcerias e propostas de projetos de inovação” para aumentar a visibilidade do país na Europa e contribuir para o crescimento das exportações neste setor da Economia. Na próxima terça-feira, dia 9 de setembro, é lançada a plataforma NEM Portugal na Casa da Música, no Porto, num evento onde participam o chairman da NEM Jean-Dominique Meunier e alguns dos maiores produtores e distribuidores dos novos media portugueses.

A NEM Europa é uma das iniciativas integradas na Plataforma Europeia de Tecnologia (ETP) do programa do Quadro Comunitário de Investigação & Inovação, Horizonte 2020, que tem um orçamento global de aproximadamente 80 mil milhões de euros para o período 2014 – 2020. A recentemente renovada plataforma tem como objetivo “promover uma abordagem europeia inovadora de convergência de meios de comunicação, conteúdos e criatividade para a Internet do futuro, que irá melhorar a vida dos cidadãos europeus através de uma experiência enriquecedora”, disse ao P3 Jean-Dominique Meunier.

“A NEM está a tomar conhecimento das novas tecnologias existentes, incluindo banda larga, broadcast, plataformas móveis e novos media em todos os setores das TIC, para criar uma nova e interessante era de serviços profissionais e personalizados para vários mercados. Um dos focos da NEM é em serviços inovadores e aplicações que compõem os diferentes meios de comunicação”, acrescentou.

Atualmente, a comunidade conta com “mais de 1000 membros” ligados à indústria dos media (incluindo pequenas e médias empresas e start-ups) e ao meio académico (institutos de investigação e universidades) de vários países europeus, como Bélgica, França, Alemanha, Espanha, Reino Unido e, a partir de dia 9 de setembro, também de Portugal.

A importância do networking

Como pode o NEM ajudar os media lusos a internacionalizarem-se? “Com networking. Seja através de reuniões gerais ou de direção da NEM ou através da organização de workshops específicos, envolvendo vários stakeholders“, responde Jean-Dominique Meunier numa entrevista concedida por email.

O presidente da NEM Europa acredita que a plataforma portuguesa é uma “grande oportunidade para que o setor dos media portugueses se torne mais conhecido na Europa e também para que alguns membros europeus possam espreitar a inovação portuguesa”.

Entre as 10 horas e as 16h30, a Casa da Música vai receber empresas portuguesas com atividade internacional relevante (como a MOG, a Beactive e a PT Inovação) que vão partilhar testemunhos sobre como a internacionalização contribuiu para o crescimento do negócio. Numa mesa redonda, às 15h, vão estar, entre outros, a RTP, a Vodafone, a NOS, a Câmara Municipal do Porto, a PT Inovação, a CCDR-N e o PÚBLICO, representado por Amílcar Correia, diretor do P3 e editor de novos projetos do jornal.

A criação da plataforma NEM Portugal, lançada no âmbito do cluster das TICE (Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica), vai ser liderada pelo INESC TEC, com o apoio da ADDICT – Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas.