Hélio Loureiro já provou que domina as lides da cozinha e são poucos os que, com certeza, colocam em causa a qualidade dos pratos deste chefe nascido no Porto. Ao sabor, ao cheiro e à qualidade, Hélio junta frequentemente alimentos saudáveis. Uma receita que prova que é possível comer bem – em todos os aspetos.

Os intervenientes

Pedro Graça é nutricionista, professor na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e, atualmente, o diretor do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável. É ainda consultor na Directorate General for Health and Consumer Affairs, órgão da Comissão Europeia. Desde 1996 que participa também em diversos projetos de investigação científica. Já Hélio Loureiro, natural do Porto, já promoveu a cozinha tradicional portuguesa em mais de 30 países e editou 17 livros de cozinha, sendo seis deles especialmente dedicados à saúde e alimentação saudável. Fundador da Confraria das Tripas à Moda do Porto, é agora membro de mais de 25 confrarias gastronómicas e enófilas nacionais e estrangeiras.

Para o comprovar, só vendo Hélio a fazer a sua magia de perto e este sábado, 13 de setembro, é possível. Convidado pelo Ipatimup a cozinhar “em casa”, estará no Mercado do Bom Sucesso a partir das 19h30 numa prova de “show-cooking” quer quer dar primazia à alimentação saudável.

“A pergunta «comer bem previne o cancro?» conduz a uma resposta óbvia”

Esta iniciativa, “Comer com Sucesso“, acontece no âmbito do programa das comemorações dos 25 anos do Ipatimup e quer, essencialmente, chamar a atenção da população para a importância da alimentação saudável na prevenção de doenças como o cancro.

Uma dieta “hipercalórica”, “pobre em frutas e vegetais” e “demasiadamente rica em carne” constitui um factor de risco “para a ocorrência de cancro”, tornando “urgente mudar de hábitos alimentares e alertar para os benefícios que isso nos pode trazer”, lê-se, em comunicado do instituto. “Se a isto acrescentarmos o facto de a grande maioria dos cancros (cerca de 90 a 95%) ser esporádico, ou seja, estar associado a causas externas – sendo a alimentação desequilibrada uma dessas causas – , a pergunta «comer bem previne o cancro?» conduz a uma resposta óbvia”.

Por isso mesmo, a Hélio junta-se o nutricionista Pedro Graça, numa “troca de ideias” entre tachos e panelas que pretende mudar mentalidades e deixar dicas úteis. Mas antes disso, Pedro Graça tem um tempo de antena mais prolongado: às 18h, fala “sobre o impacto e os desafios atuais da alimentação” numa conferência aberta a acontecer no Auditório da Fundação Manuel António da Mota.