Para os mais saudosos, uma boa notícia: as Leituras no Mosteiro, iniciativa do Teatro Nacional São João (TNSJ), regressam já esta terça-feira, 16 de setembro. Desta vez, no entanto, com um novo conceito. O “3x3x3” dita que, a partir de agora, as sessões aconteçam à terceira terça-feira de cada mês do trimestre.

A iniciativa

Por trimestre, o Centro de Documentação do TNSJ – localizado no Mosteiro de São Bento da Vitória, no Porto – acolhe um ciclo dedicado a um dramaturgo, através da leitura informal, em voz alta, livremente partilhada por aqueles que nela queiram tomar parte, e acompanhada por criadores e tradutores que tenham trabalhado na obra.

O primeiro, de setembro a novembro, é dedicado ao dramaturgo e escritor alemão Heiner Müller. “Nascido em 1929, que é uma das consciências mais agudas da dilacerada Europa do pós-guerra, cujo teatro convoca antigos e modernos, mortos e vivos, para a encruzilhada da História”, descreve o TNSJ, em comunicado.

A primeira leitura, prestes a estrear o novo formato, acontece então a partir das 21h, em torno de Anatomia Tito. Entretanto, o Mosteiro volta a abrir portas à iniciativa 21 de outubro, com a peça “Germânia 3”; e a 18 de novembro, com uma sessão dedicada a “O Horácio; Anúncio de Morte”, entre outros textos do autor alemão.

TNSJ estreia novo projeto editorial associado à iniciativa

Nesta última sessão, “a homenagem a Heiner Müller culmina com o lançamento do livro Margem ao Abandono Material – Medeia Paisagem com Argonautas”, com tradução de Regina Guimarães. Um primeiro passo para o arranque do novo projeto editorial do TNSJ, que pretende criar uma coleção de textos associados às Leituras no Mosteiro.

Por fim, em dezembro, já imbuídas de espírito natalício, há um “regresso à casa de partida das Leituras no Mosteiro: a dramaturgia portuguesa contemporânea e seus autores”. A última sessão do ano será, assim, em português. Acontece a 16 de dezembro, com peças curtas de Cláudia Lucas Chéu, Jacinto Lucas Pires, Jorge Louraço Figueira, Jorge Palinhos, Marta Freitas, Mickaël de Oliveira e Tiago Rodrigues no repertório.

A entrada em todas as sessões das Leituras no Mosteiro é livre.