Promete uma “noite inesquecível” com as tunas a subirem ao palco da Praça dos Leões, como é conhecida a Praça Gomes Teixeira, para “representar não só o espírito académico, como também a universidade que as acolhe”.

É este o espírito do “FITU na Praça”, uma iniciativa organizada pelo Orfeão Universitário do Porto, pela primeira vez, e integrada no primeiro festival de tunas do país, o FITU “Cidade do Porto”, que este ano vive a 28.ª edição a 11 de outubro.

Acontece a 20 de setembro, a partir das 19h30, e conta com a presença de 10 tunas da Universidade do Porto. A Tuna Feminina do Orfeão Universitário do Porto (TUNAF) é quem faz as honras para depois se seguirem as tunas masculinas das faculdades de Desporto, Letras, Medicina, Ciências, Direito, Psicologia, Economia e do ICBAS. O encerramento fica a cargo da Tuna Universitária do Porto (TUP), a tuna anfitriã do FITU. Já os Jograis do Orfeão Universitário do Porto ficarão responsáveis pela apresentação.

Desta iniciativa, com direito a júri composto pelos fundadores do primeiro FITU (Maestro António Sérgio, António Vasconcelos e José Frias Bulhosa), irá sair a tuna que poderá participar também na 28.ª edição do FITU, no Coliseu do Porto.

O FITU na Praça não está sujeito a bilhete e vai ser aberto a toda a comunidade portuense.