O local é o mesmo de sempre, o Hotel Holiday Inn, em Vila Nova de Gaia; e a motivação também: discutir a política nacional. Na agenda, pode marcar a data do retorno do Clube dos Pensadores: próxima segunda-feira, 22 de setembro, pelas 21h30.

Desta vez, o objetivo é o balanço da legislatura PSD/CDS, tendo em conta que “as eleições legislativas estão marcadas para setembro de 2015, mas a sua data pode ser antecipada para antes das férias do Verão do próximo ano”, defende Joaquim Jorge, responsável pela organização dos debates que compõem o Clube dos Pensadores.

Para o fazer, Joaquim Jorge convidou, desta vez, o ex-líder do CDS e atual deputado José Ribeiro e Castro, que “tem assumido posições críticas em relação à direção” do mesmo partido e que o levou à demissão do cargo de presidente da comissão parlamentar de Educação. Entre os temas colocados em cima da mesa estarão ainda a “preparação do Orçamento de Estado e o regresso da Troika a Portugal.

Deste modo o CdP recomeça os debates deste ano, em que se iniciou com Teixeira dos Santos, ex-ministro das Finanças do governo de José Sócrates, em seguida, Carlos Barbosa, presidente do ACP, Arménio Carlos, líder da CGTP, António Capucho, ex- PSD, Henrique Neto, empresário e ex-deputado do PS e Marcelo Rebelo de Sousa ex-líder do PSD.