A 17 de setembro, a Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP) está de parabéns e atinge, finalmente, a meta das duas décadas. Uma data que não podia deixar passar em branco, principalmente depois de, há poucos dias, ter integrado, pelo terceiro ano consecutivo, o top 200 do QS World University ranking.

A competir com as melhores escolas de Direito do mundo, conseguiu números satisfatórios: quase 50% de reputação académica, cerca de 60% quanto à reputação de empregabilidade, por exemplo.

Comemorações, com entrada livre, começam às 15h

A história

Instituída em 1994 e inaugurada um ano depois, a FDUP nasceu de um longo processo iniciado em 1915, data em que surgiu a primeira proposta para a criação de uma Faculdade de Direito na Universidade do Porto. Foram precisos cinquenta anos e alguma insistência logo após o 25 de Abril para reabrir o processo, que culminaria em 1991 com a aprovação da nova proposta do Senado da Universidade do Porto.

Motivos mais do que suficientes para esta quarta-feira, 17 de setembro, recordar e celebrar a história da criação desta faculdade, no edifício histórico da Rua dos Bragas, com a homenagem digna a Alberto Amaral, reitor fundador da instituição e atual presidente da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

A iniciativa tem início às 15h e contará com a presença do reitor da Universidade do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, do diretor da Faculdade, Cândido da Agra; e de José Ferreira Gomes, secretário de estado do Ensino Superior.

Previstas estão também as participações de Pedro Lynce, ex-Ministro da Ciência e Ensino Superior e ex-Secretário de Estado do Ensino Superior, e da ex-Ministra da Educação, Manuela Ferreira Leite.

Com entrada livre, o evento terá lugar no Salão Nobre da FDUP e o programa completo, que inclui ainda a entrega de diplomas aos finalistas de 2012/2013 e a receção dos novos alunos, pode ser consultado aqui.