Depois de, há poucos dias, o reitor da Universidade do Porto (UP) ter revelado, ainda que de forma parcial, a subida de vários lugares da instituição naquele que é um dos rankings mais importantes na área do Ensino Superior, eis que surge a confirmação oficial.

A UP está agora 50 lugares mais próxima da melhor universidade do mundo, no “QS World University Rankings“, que, neste caso, é o Massachusetts Institute of Technology (MIT). A posição que a instituição portuense ocupa é a 293.ª, mas saber que, desde 2012, a UP já subiu mais de 100 lugares na tabela em questão, é, de facto, assinalável.

Depois da Universidade do Porto, só mesmo a Universidade Nova de Lisboa dá um ar da graça portuguesa, na 312.ª posição. Seguem-se a Universidade de Coimbra (351), a Universidade de Lisboa (501-550) e a Universidade Católica (601-650). No pódio do “QS World University Rankings”, além do MIT, estão a University of Cambridge e o Imperial College London, duas instituições inglesas.

Importa ainda referir que a avaliação do ranking em causa – que, em fevereiro, já tinha destacado a UP em parâmetros mais específicos – foi feita com base em indicadores como a qualidade de ensino, a reputação académica, a produção científica, a reputação entre empregadores ou a proporção de estudantes internacionais, de mais de três mil universidades.