Lisboa, Coimbra, Portimão, Faro ou Guimarães são algumas das cidades que compõem a lista de 18 sítios por onde vai passar a Festa do Cinema Francês. O Porto é uma delas e a Casa das Artes foi o sítio escolhido para acolher as exibições.

A inauguração decorre a 13 de outubro, segunda-feira, com “Gemma Bovery”, pelas 21h. Segue-se uma semana repleta de filmes, todos em francês, com duas a três sessões por dia, até 19 de outubro. Cada sessão tem o custo de 3,5 euros por pessoa. Estudantes pagam apenas 2,5 euros.

A comemorar 15 anos – e portanto, a 15.ª edição -, esta iniciativa, organizada pela Embaixada de França, o Institut Français du Portugal e a rede das Alliances Françaises em Portugal, vai chegar, este ano, a mais cidades, com o intuito de “democratizar ainda mais a difusão da cultura”, referiu Azouz Begag, diretor do Institut Français du Portugal, durante a cerimónia de apresentação da programação. “A Festa está profundamente enraizada na paisagem cultural de Portugal, mas para acompanhar um mundo em mudança, qualquer operação deve adaptar-se, evoluir”.