Um concerto com a duração de uma noite inteira. É isso que “Sons para sono e sonhos na Casa de Serralves” quer proporcionar ao público interessado em assistir à performance de Adam Basanta, Christoph Heemann e Timo Van Luyck. Mas, para que seja possível desfrutar de uma obra cultural durante várias horas consecutivas, é necessário providenciar todas as condições.

Assim, a 1 e 2 de outubro, o público de “Sons para sono e sonhos na Casa de Serralves” é convidado a trazer o pijama e dormir no espaço. “A noite arranca com a performance audiovisual do compositor canadiano Adam Basanta, ‘Room Dynamics’, uma peça para som e 12 lâmpadas incandescentes controladas por computador. O ‘manto’ musical que vai envolver o público adormecido será composto pelo músico alemão Christoph Heemann, com a colaboração de Timo Van Luyck”, explica a organização.

O objetivo é reproduzir o conceito do “sleep concert” (concerto de dormir), desenvolvido pelo compositor norte-americano Robert Rich, na década de 80 do século passado. Depois, quer-se encetar um diálogo com os ciclos de sono do público.

Quem estiver interessado em comprar um bilhete para ir assistir (ou dormir) ao concerto, deve saber que, pela manhã, terá direito a um pequeno-almoço com vista para o Parque de Serralves.