A partir das 17h desta quinta-feira, a Universidade do Porto (UP) vai ser mais poliglota do que nunca. A razão é simples: para essa hora está marcada, na reitoria da instituição, a sessão de boas-vindas aos estudantes estrangeiros que fazem parte dos programas internacionais de mobilidade, como o Erasmus.

Neste primeiro semestre que acaba de iniciar são, ao todo, 1178 os alunos que escolheram a UP para prosseguirem a vida académica. No total, representam 91 países, com o Brasil em clara liderança, trazendo para Portugal 339 alunos. Seguem-se a Espanha (167), a Itália (120), a Polónia (60), a Alemanha (55), a França (39) e a República Checa (36).

Ainda assim, a lista dos países representados não acaba aqui e inclui, também, lugares mais invulgares, como República Dominicana, Tanzânia, Egito ou Índia. Além disso, estes quase dois mil estudantes juntam-se, agora, a outros quase dois mil estrangeiros que estão a estudar e investigar na UP, em licenciaturas, mestrados, doutoramentos ou em atividades científicas.

Por isso mesmo, a Universidade do Porto prevê que, até ao final do ano letivo, a comunidade internacional acolhida pela instituição ronde os quatro mil estudantes. Até ao momento, este grupo representa 12,5% de toda a comunidade académica.