Os estudantes da Universidade do Porto (UP) ocupam o tempo livre com um novo propósito, que lhes pode trazer realização pessoal e lhes possibilita “o exercício da cidadania” (neste caso, no domínio da educação) e ainda desenvolvem e adquirem “competências complementares à sua formação académica”, afirma a instituição, em comunicado.

“Permitirá, também, capitalizar a experiência enquanto estudante do Ensino Superior para dinâmicas promovidas pela escola, independentemente da sua área científica de formação, e sensibilizá-los para a importância das ações de voluntariado no desenvolvimento de uma sociedade mais participativa e solidária”, lê-se.

Estas são as vantagens de que os estudantes podem usufruir ao integrar o Projeto de Voluntariado Estudantil, uma iniciativa da Universidade e da Câmara do Porto que, neste arranque do ano letivo, volta a desafiar os estudantes a serem voluntários num projeto de combate ao abandono escolar no ensino básico e secundário, na cidade do Porto.

Mas não são, de todo, os estudantes universitários os maiores ganhadores – não fosse o voluntariado uma tarefa altruísta, acima de tudo. “A convivência com uma realidade distante, mas desafiadora, é para os alunos destes Agrupamentos uma mais-valia, abrindo-lhes horizontes e perspetivas futuras que desconheciam. (…) A atenção, dedicação e apoio que os estudantes universitários podem dar aos alunos do ensino básico é um fator decisivo para a sua autoestima, bem-estar e empenho no estudo”.

Entre as tarefas destes estudantes do ensino superior, estão atividades, sempre em articulação com professores e técnicos dos agrupamentos, que procurem contribuir para minimizar dificuldades de aprendizagem dos alunos do ensino básico e secundário, e que facilitem a sua integração na escola e na turma.

Para os interessados em participar, há determinados requisitos: o voluntário deve ser uma “pessoa disponível e motivada para conhecer e entender uma realidade sociocultural diferente da sua”. Já o método, é simples: basta que preencha a ficha de inscrição (aqui), até 6 de outubro. Ainda assim, a inscrição tsó se tornará definitiva após o acolhimento e integração dos voluntários na escola que selecionarem.

O Projeto de Voluntariado Estudantil enquadra-se no Programa Porto de Futuro|Voluntariado Estudantil, projeto que nasce da colaboração entre a Universidade do Porto, o Pelouro do Conhecimento e Coesão Social da Câmara Municipal do Porto e os Agrupamentos de Escolas de Alexandre Herculano, de Aurélia de Sousa, do Infante D. Henrique e de Rodrigues de Freitas (Escola Secundária de Rodrigues de Freitas e EB de Miragaia).