Criada em 2003 como uma ferramenta que permitisse atualizar, regularmente, através da Internet, o jogo “Counter-Strike”, a página Steam rapidamente evoluiu e não demorou a afirmar-se como a plataforma líder de distribuição digital de videojogos para computador.

Devido ao crescimento a que tem assistido desde então, com um aumento de produtos e de utilizadores, tornou-se necessário modificar a página da loja para que esta correspondesse às expectativas e gostos individuais de cada consumidor. Personalização foi a palavra de ordem.

Mais sobre a Steam

A Steam permite aos utilizadores acederem a uma vasta loja de videojogos e software que, uma vez comprado, fica armazenado nas suas bibliotecas pessoais. Permite também o jogo e a partilha de conteúdos em comunidade. O catálogo Steam conta, atualmente, com 3.700 produtos e é frequentando por cem milhões de contas ativas.

Uma das grandes novidades introduzidas esta semana tem a ver com a criação de curadores comunitários. Estes são jogadores, jornalistas e organizações, geralmente ligados ao universo dos videojogos, que publicam análises, críticas e recomendações de jogos na loja da Steam para que os utilizadores os possam seguir.

A adesão dos utilizadores ao sistema de curadores comunitários tem-se revelado bastante positiva. Em primeiro lugar, com cerca de 200 mil seguidores encontra-se o crítico de videojogos Cynical Brit Gaming, seguido pela página de curadores do site PC Gamer, que, por sua vez, tem mais de 65 mil seguidores, e pelo jornalista e personalidade Jim Sterling, com 45 mil. No entanto, qualquer utilizador pode tornar-se num curador comunitário.

A par disto existe ainda uma “Central de Recomendações” que contém “uma lista quase infinita de recomendações” para dar a conhecer a grande variedade de jogos disponíveis. Outras novidades da Steam passam pela inclusão de novas funcionalidades na página, como recomendações personalizadas baseadas em jogos jogados pelo utilizador, análises dos curadores comunitários favoritos e melhores ferramentas de pesquisa. O catálogo Steam encontra-se disponível para PC, Mac e Linux.