Com o fim-de-semana a apontar, ainda, previsões meteorológicas agradáveis, a Câmara do Porto e a empresa municipal Águas do Porto aproveitam para organizar, na sexta-feira e no sábado (3 e 4 de outubro), um evento que promete refrescar muitas ideias: o AquaPorto.

A primeira edição do AquaPorto “promete dois dias de animação e 20 horas de aventura preenchidas por um conjunto de 52 atividades gratuitas, que unem água e ciência”, informa a organização. Assim, oficinas experimentais, demonstrações científicas, jogos, saídas de campo, visitas orientadas, exposições, palestras, simuladores 3D, atuações musicais e animações infantis, serão algumas das ocupações gratuitas que a iniciativa tem preparadas para o público.

Na verdade, todas as atividades (ver programa completo) são de acesso livre e, no dia 3, decorrem das 10h às 23h, e, no dia 4, das 10h às 17h, sempre no interior do Pavilhão da Água e na zona envolvente, em pleno coração do Parque da Cidade do Porto. O único requisito para participar é gostar e ser curioso acerca da água.

Isto porque os objetivos da organização passam pela “divulgação da ciência aplicada ao tema da água, de uma forma prática e divertida, a desmistificação de ideias preconcebidas sobre os investigadores e o trabalho que desenvolvem e o aumento dos conhecimentos sobre a água nos seus diferentes estados (sólido, líquido e gasoso) e a premente necessidade de preservação dos ecossistemas aquáticos”.