“Apresentar projetos artísticos em locais da cidade onde o acesso à arte é manifestamente limitado”. Este é o objetivo assumido, desde logo, pela Câmara do Porto, no que diz respeito à “Cultura em Expansão”, iniciativa que a autarquia começa a implementar e que representa uma “meta estratégica para este mandato”.

Segundo informações disponibilizadas pelo Executivo em comunicado, o programa consistirá, para o que resta de 2014, em “projetos interdisciplinares e participativos que cruzam cinema, teatro, música, artes visuais e pensamento”. No entanto, já está prevista a continuidade do ciclo cultural em 2015, “com novos interlocutores, ações e locais”.

Para o primeiro dia da iniciativa, esta sexta-feira, foi escolhido o Matadouro Industrial, em Campanhã. É lá que a partir das 21h30 é dada a possibilidade, ao público, de assistir à rodagem de duas cenas para o filme “A Santa Joana dos Matadouros“, de João Sousa Cardoso. Além disso, vão subir ao plateau alguns habitantes de Campanhã em situação de desemprego, “transformando a experiência de filmagem num momento performático aberto à cidade” (ver vídeo em baixo). O programa mantém-se no mesmo sítio, à mesma hora, no sábado.

Já nos dias 11, 18 e 25 de outubro, será a vez de a Ilha da Bela Vista, na Rua de D. João IV, receber a “Cultura em Expansão”. A Ao Cabo Teatro, juntamente com a Circolando e Paulo Mendes, vão apresentar “Arquipélago”, “um projeto que parte das memórias e experiências dos residentes da ilha”. A peça “República”, a intervenção plástica “Ilhas”, performances da Circolando e o evento “Há Festa na Aldeia” serão algumas das ofertas artísticas preparadas.

Noutro local da cidade, neste caso na Associação de Moradores do Bairro da Pasteleira, realiza-se, a 24 de outubro, às 21h30, um concerto do pianista António Rosado e do violoncelista Filipe Quaresma, com obras de Edvard Grieg, Sergei Rachmaninoff e Claude Debussy. O programa detalhado da “Cultura em Expansão” pode ser consultado aqui.

Notícia atualizada às 16h11 do dia 3 de outubro de 2014