Este domingo, 5 de outubro, acontece mais uma caminhada Walk Animal – uma forma de ajudar a causa animal (parte das receitas dos bilhetes reverte para a Associação Animais de Rua) e de socializar com os amigos de quatro patas, numa atividade agradável para todos.

O Dia do Animal

O Dia Mundial do Animal, celebrado a 4 de outubro, dia de São Francisco de Assis, o santo padroeiro dos animais, tem como propósito sensibilizar a população para a necessidade de os proteger e contribuir para a sua preservação.

Em Vila Nova de Gaia, a caminhada tem início às 14h30 no Convento Corpus Christi, no Cais de Gaia, e estende-se até às 17h30. Todos podem participar, acompanhado ou não do seu animal de estimação. No entanto, quem levar o cão, o gato ou até o piriquito tem direito a um brinde especial.

Mas há que ter em conta as regras de segurança: os animais “devem levar sempre trela, e também açaime caso tenham um comportamento agressivo ou sejam considerados uma raça potencialmente perigosa”, avisa a organização. Deve ainda fazer-se acompanhar do “boletim de vacinas do seu animal”.

Inscrição custa cinco euros por pessoa, com descontos para grupos

A inscrição, por pessoa, tem o custo de cinco euros (os animais não pagam nem precisam de inscrição); mas há descontos para grupos de amigos ou familiares com mais de três pessoas. No dia do evento, no entanto, o preço sobe para os seis euros. Os participantes terão direito a um kit que inclui uma t-shirt, ração, um osso prensado e outras ofertas.

Nesta caminhada em particular, já que tem como ponto de partida o Convento Corpus Christi, vai ser dirigida uma bênção aos animais que estiverem presentes no evento.

Visto que o Dia do Animal se comemora este sábado, 4 de outubro, há ainda o objetivo de se celebrar a data. No entanto, a Walk Animal tem acontecido frequentemente, com o objetivo de recolher fundos para associações de proteção animal, através da organização de caminhadas em várias cidades portuguesas.