Chama-se Bolsa de Colaboradores, será lançada em breve e faz parte do Fundo de Apoio Social da Universidade do Porto (regulamento). O objetivo é apoiar monetariamente os estudantes, em troca da participação e ajuda destes nas atividades, projetos e ações das Unidades Orgânicas e dos Serviços Autónomos da Universidade do Porto.

Para se candidatarem a esta bolsa, basta que os alunos estejam matriculados e inscritos na Universidade do Porto e detenham detenham um rendimento per/capita, do próprio ou do agregado em que se insere, inferior a 1,5*, o valor do Indexante dos Apoios Sociais (IAS).

Para já, estão disponíveis vagas de colaboração nas Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação (FPCEUP), Letras (FLUP) e Ciências (FCUP). Em todas as unidades, a tarefa passa por ajudar o Serviço de Apoio ao Estudante com Deficiência da Universidade do Porto, quer no apoio direito – com as deslocações dos alunos com mobilidade reduzida, as refeições ou o apoio ao estudo de estudantes com necessidades educativas especiais – quer na “produção de informação acessível para estudantes com dificuldades de acesso ao texto impresso”.

“No conjunto prevê-se uma necessidade de 40 horas semanais distribuídas pelos diferentes colaboradores”, que devem deter “sensibilidade para as questões da diferença”. “Ter experiência de trabalho com estudantes com NEE poderá ser igualmente uma mais-valia”.

Mas na FPCEUP há ainda mais para fazer: “prestação de serviços” (50 horas mensais), “apoio em congressos” (100h mensais) ou “colaboração com projetos de investigação” (50h mensais). Neste caso, os candidatos devem ter “experiência de trabalho na atividade designada”.

Para se candidatarem a qualquer uma das tarefas, basta que os estudantes enviem a ficha de candidatura (PDF), o currículo e a declaração de IRS (modelo 3) do ano de 2013 para [email protected] até dia 8 de outubro de 2014.