Perceber a importância da imagem, da contemplação do momento estático de uma obra de arquitetura, para, de seguida, avaliar a sua convivência com o habitat que a rodeia, será um dos principais pontos de debate na terceira edição da conferência internacional “Na Superfície“, marcada para os dias 17 e 18 de outubro, na Faculdade de Arquitetura na Universidade do Porto (FAUP).

“Fotografia e Arquitetura: Atravessando fronteiras e deslocando limites” é o mote da iniciativa que, segundo a organização, quer “explorar a forma como a imagem é um meio que, por um lado, consegue atravessar fronteiras e deslocar limites entre diferentes assuntos e disciplinas onde a imagem e a fotografia estão presentes de uma forma significativa”, mas também a forma como estas são usadas como “instrumentos críticos para perceber como a arquitetura é transformada , como reflete diferentes identidades culturais híbridas em vários países, regiões ou lugares e como tudo isto interage e afeta as nossas cidades”.

Para ajudar a clarificar estas questões estarão na FAUP, nos dois dias da conferência, especialistas de renome nas áreas de arquitetura e fotografia, como Mark Durden, Pedro Gadanho, Paul Seawright (ver foto principal), José Capela ou Mathew Armitt. Os restantes convidados e atividades do programa podem ser consultados aqui.

Os interessados em assistir à conferência devem preencher uma ficha de inscrição e, no caso de serem estudantes, podem fazê-lo por 30 euros, enquanto que a entrada para o público geral tem um custo de 40 euros.