São cerca de 150 os estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) que vão iniciar, neste mês de outubro, atividades de voluntariado em mais de 10 instituições a operar na cidade do Porto, desde a Médicos do Mundo à Associação de Albergues Noturno.

A iniciativa é da própria faculdade, que criou este ano letivo a unidade curricular “Formação Social e Humana”, uma optativa do primeiro ao quinto ano, que desafia os jovens estudantes a integrarem no seu plano curricular 50 horas de voluntariado.

“Entendemos que deve ser objetivo desta Faculdade promover a formação social e humana dos estudantes de Medicina, através do contacto com o outro e com realidades da sociedade que, por vezes, lhes são completamente desconhecidas”, explica o professor Manuel Nuno Alçada, responsável pela nova disciplina. “Conhecer os constrangimentos próprios de quem vive num meio desfavorecido, as suas lutas e as suas dificuldades, contribui para uma melhor compreensão do doente e, em última análise, para que sejam melhores médicos”, conclui, em comunicado.