Ana Filipa Martins reforçou o seu estatuto de “estrela em ascensão” da Ginástica nacional. Aos 18 anos, a atleta do Sport Clube do Porto tinha já feito história ao ser a primeira portuguesa a apurar-se para uma final em Campeonatos do Mundo. Esta sexta-feira, na prova decisiva, voltou a superar-se, obtendo resultados de elevado nível nos quatro aparelhos que compõem o concurso geral individual.

Filipa Martins começou a sua prova no solo, obtendo 13,433 pontos (13.ª melhor nota entre as 24 finalistas). Seguiram-se os saltos de cavalo, onde obteve 13,800 pontos (23.ª). O aparelho em que mais se destacou foram as barras paralelas assimétricas, onde pontuou 13,966, a 9.ª melhor nota. A prova da portuense terminou na trave, o seu aparelho favorito, com 13,533 pontos (15.ª), resultando num somatório total de 54,732 pontos, o que a colocou no 16.º lugar geral.

Filipa integra, para já, o terceiro e último nível de apoios do Projeto de Preparação Olímpica do Comité Olímpico de Portugal (COP). Caso obtenha pelo menos o mesmo resultado nos Mundiais do próximo ano, estará automaticamente apurada para os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.