Antigos estudantes da Universidade do Porto, chamada a “geração de artistas do pós-25 de Abril”, tem dinamizado, cada um por si, a cidade do Porto, com “exposições, mostras de performances, performances-concerto, ciclos de conferências, ciclos de cinema…” e outras atividades que não deixam morrer a cultura na cidade.

Desta vez, estes “artistas ativos”, que até agora “desenvolveram espaços de apresentação e partilha de trabalho”, unem na mesma sala obras da sua autoria, que vão da pintura da escultura à fotografia e à instalação, passando pelo design, o som ou as publicações.

Chama-se “Sub-40” e é um projeto artístico de 30 desses criadores que, para além da exposição, inclui duas mostras de performances, um ciclo de cinema, um ciclo de conferências e uma conversa entre criadores, curador e convidados [o programa completo pode ser consultado aqui].

O objetivo deste projeto, comissariado por José Maia, é “refletir sobre o papel do artista e o seu poder de atuação, transformação e construção da realidade (não somente artística)”, refere a organização, em comunicado.

A exposição, comissariada pelo Pelouro da Cultura da Câmara do Porto, está patente até 11 de janeiro de 2015 na Galeria Municipal Almeida Garrett e pode ser visitada segundas-feira e domingo das 14h às 18h e de terça-feira a sábado das 10h às 18h.