Depois de um investimento de 500 mil euros, o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e o Centro Hospitalar do Porto (CHP) inauguram, esta quarta-feira, o novo Centro Biomédico de Simulação da cidade.

Com o objetivo de reforçar a formação dos estudantes de Medicina das duas instituições, o espaço a estrear está equipado com uma sala de bloco operatório, uma sala de simulação de partos, uma enfermaria, uma sala de treino de competências técnicas e uma sala de briefing. Tudo para que, através de experiências em robôs, seja possível levar a cabo testes que permitam, em situações reais, prestar auxílio em diversas doenças.

Além disso, o Centro Biomédico dispõe de um simulador de patologias cardiotorácicas, de onde se destacam o “‘SimMan3G‘ – um simulador avançado com um manequim com a estrutura de um homem de estatura normal – e o ‘SimMom‘ – destinado ao treino de partos”, refere a Universidade do Porto (UP), em comunicado.

A partir das 11h, caberá a Paulo Macedo, ministro da Saúde, iniciar a cerimónia de inauguração do novo espaço, que contará ainda com as intervenções de Sebastião Feyo de Azevedo, reitor da UP, e do diretor do ICBAS, António de Sousa Pereira. Seguir-se-á uma visita guiada ao Centro Biomédico de Simulação.