Os padrões geométricos e as cores pastel foram os principais destaques no segundo dia do Portugal Fashion, no Porto. Pela Alfândega passaram alguns dos mais reconhecidos estilistas portugueses, apresentando nas suas coleções uma grande variedade de tonalidades, materiais e texturas para um vasto público.

Também o espaço Bloom conquistou uma grande adesão, onde os jovens criadores puderam apresentar as suas propostas para a próxima estação. Pilar Pastor, Filipe Martinho, Teresa Abrunhosa e Pedro Neto foram alguns dos criadores que viram as suas coleções serem largamente aplaudidas pelo público.

Inspirada nos cockneys dos anos 70, “17 Horas” é o nome da mais recente coleção de Júlio Torcato. Aqui sobressaem os desenhos e os padrões geométricos, inseridos em cores neutras como branco, bege, cinzento e preto.

Em “Meam” by Ricardo Preto as preocupações ambientais são o destaque da nova coleção. “O Tempo e as Alterações Climatéricas” apresenta peças com cores escuras, mas cativantes e estampados com rasgos de sol. No entanto, a grande novidade foi a modificação das matérias utlizadas para a produção das peças, sendo que foi introduzido o polyester, enquanto que as sedas e os algodões mantiveram-se com tingimentos vegetais menos poluentes.

Vicri e Lion of Porches

A ostentação e o bom gosto aliam-se à mestria na confeção de camisaria, criando assim uma grande diversidade de propostas dignas de um habitante dos Hamptons, tema da nova coleção da Vicri. Esta apresenta uma paleta de cores diversificada, onde o pastel rosa, o azul-meia noite, o marinho e o lilás reinam.

Já Lion of Porches apresenta um estilo britânico reinventado com inspiração Old Navy, onde um colorido elegante e requintado é um dos principais pontos. Esta nova coleção é marcada também pela sua grande versatilidade, proporcionada pelos tons de azul misturados com outras tonalidades, as riscas coloridas e os estampados florais.

Katty Xiomara

Katty Xiomara apresentou “Wire Frame”, onde é explorada uma mistura retrospetiva e futurista, mas tendo sempre em conta o prático, essencial para uma mulher urbana. Os padrões geométricos foram o destaque desta coleção, onde recortes ondulados corrompem a rigidez das linhas retas. Em conjunto, estes elementos resultam numa geometria orgânica em wire frame, caracterizada pela leveza e pela subtileza.

Diogo Miranda

Para a sua nova coleção, Diogo Miranda inspirou-se no vestuário masculino utilizado em safaris e nos anos 70. Nas suas peças, existem casacos com ombros largos e confecionados em tecidos rígidos e estruturados. Por outro lado, as cinturas bem definidas criam uma silhueta muito feminina. As cores utilizadas provêm de uma paleta restrita, onde preto, azul navy, amarelo mostarda e vários tons de bege são o grande destaque.

Luís Onofre

Nesta passerelle, o destaque foi para os saltos rasos, que se sobrepuseram aos saltos extrafinos, e também para as plataformas, que sofreram uma redução na sua altura. Para além do conceito conforto, pormenores como pele recortada, fechos, atacadores e cristais swarovsky fizeram da nova coleção de Luís Onofre única e inovadora. As cores mais utilizadas foram o bege, o castanho e os tons nude.

O último dia desta edição do Portugal Fashion realiza-se este sábado, destacando-se a presença de Luís Buchinho, Miguel Vieira e Fátima Lopes. O evento contará também com o regresso de Nuno Baltazar à passerelle do Porto.