Estamos na Polónia. Corre o ano de 1962 e Anna, de apenas 18 anos, está decidida a fazer-se freira no convento onde foi acolhida na infância, após a morte dos pais. Antes que tudo se torne definitivo, e apesar de reconhecer a sua inegável fé e dedicação, Anna é aconselhada pela madre superiora a sair do convento e procurar Wanda Lebenstein, irmã da sua mãe e única sobrevivente da família.

A partir daí, Anna descobre não só o seu verdadeiro nome, “Ida” – que dá nome à obra – mas também a sua origem judia, que levou os seus progenitores a serem vítimas do extermínio nazi.

Escrito e realizado por Pawel Pawlikowski, “Ida” (2013) inaugura no Cinema Passos Manuel o âmbito do Ciclo Polónia, promovido pela milímetro. A exibição da obra, que já foi acariciada com o Prémio da Crítica Internacional no Festival de Cinema de Toronto e o de Melhor Filme no Festival de Cinema de Londres, está marcada para as 22h de 20 de outubro.

À mesma hora, seguem-se “Quatro noites com Anna” (2008), a 6 de novembro, e “Essential Killing” (2010), a 11. O primeiro acontece numa pequena cidade polaca – não fosse o espaço que liga os filmes que compõem este ciclo – e acompanha a estranha obsessão de Léon com Anna, uma colega enfermeira que trabalha no mesmo hospital que ele. Tudo começa quando ele presencia uma brutal violação à jovem e começa a segui-la, dia e noite. Já o segundo acompanha um homem capturado pelo exército norte-americano, no Afeganistão, e enviado para um centro de detenção secreto, situado algures na Europa de Leste. Durante a sua transferência, no entanto, um acidente permite-lhe a fuga. Perdido numa paisagem branca, gélida e desconhecida, só tem uma opção de sobrevivência: obedecer aos seus instintos mais básicos.

O preço do bilhete, por sessão, é de 3,5 euros por pessoa.