Esta iniciativa já foi apenas dirigida aos alunos do Mestrado Integrado em Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), promotor do projeto, mas, este ano, é aberta a todos os alunos da instituição – incluindo os que só partilham o espaço físico: os alunos da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP).

O Projeto Narizinho quer dinamizar o serviço de Pediatria do Hospital Geral de Santo António e proporcionar alguma distração e entretenimento a crianças e adolescentes entre os 3 e os 15 anos que se encontrem em internamento. Para isso, prevê uma data de atividades didáticas e culturais, adaptadas à idade, personalidade e gostos de cada um.

Com cerca de 30 membros ativos, está agora à procura de mais voluntários para fazer cada vez mais. As inscrições [aqui] abrem às 21h de dia 1 de novembro e os interessados têm precisamente uma semana para se candidatarem – terminam às 21h de dia 8. O número de vagas é limitado.

Para participar basta ser dedicado e sensível às necessidades destas crianças

Entre os requisitos, estão apenas a dedicação, a sensibilidade a vontade em proporcionar bons momentos a estas crianças com “as capacidades e os dotes que tiverem para oferecer”, seja no desenho, no teatro ou a contar histórias.

Para além de distrair, animar e até “quebrar possíveis barreiras psicológicas” que dificultem a criação de amizades entre as crianças e adolescentes internados, o Projeto Narizinho também tem muito para oferecer aos voluntários, pelo contacto com “outras realidades” que lhes proporciona. “O trabalho de voluntariado incentivará ao desempenho de um papel ativo na sociedade, aplicando o calor da solidariedade”, afirma a organização do projeto, em comunicado.

Antes de se juntarem ao projeto, os novos colaboradores terão uma reunião com os dinamizadores responsáveis, de forma a serem partilhadas regras e alguns conselhos úteis. Depois de aceites, cada voluntário deverá realizar uma visita de 1h30, de duas em duas semanas, acompanhado de um grupo com um máximo de cinco elementos.