A 11.ª edição do ciclo de fotografia e cinema documental “Imagens do Real Imaginado” começou esta semana e, até sábado, 8 de novembro, faz com que parte da Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo (ESMAE), no Porto, fique parada.

“Durante uma semana, todos os cursos do Departamento de Artes da Imagem, sejam licenciaturas ou mestrados, param, no sentido de participarem nas iniciativas do ciclo”, diz ao JPN Jorge Campos, programador do evento que, desta vez, ocupa a Biblioteca Almeida Garrett com o tema “Revoluções”.

Imagens do Real Imaginado” é, no fundo, “um fórum de reflexão sobre as representações do nosso tempo, através de imagens, de sons, relacionadas com as artes digitais ou cinema de animação, entre outras”, em que a ilação final “será sempre maior do que a soma das partes do que está programado”. Neste aspeto, a programação está preenchida de “cinema – cinema de animação, cinema documental -, artes digitais, fotografia e exposições que interagem com o objetivo de permitirem refletir sobre o mundo em que vivemos”, explica Jorge Campos.

Nadir, o “revolucionário”

Tendo em conta que, todos os anos, o ciclo cultural evoca uma grande figura e que, desta vez, o tema do evento é “Revoluções”, a organização escolheu o pintor Nadir Afonso. “De algum modo, ele é um revolucionário. Revoluciona a arte portuguesa nos anos 60, quando, por exemplo, introduz um movimento em algumas das suas obras pictóricas e que são objetos artísticos muito especiais”, justifica o programador.

“Esta reflexão, do modo como o Nadir Afonso pensa a obra de arte, é extraordinariamente exemplar, porque permite perceber como um artista pode refletir sobre a sua própria obra e daí tirar um conjunto de ilações que têm alcance universal”, refere Jorge Campos, também realizador do documentário sobre o pintor, “O Tempo não existe” (2012), que vai ser uma das obras exibidas acerca de Nadir, já no dia 8, e, neste caso, no Centro de Artes Nadir Afonso, em Boticas, Trás-os-Montes, onde o artista tinha raízes.

Será, portanto, ali, que, no último dia do “Imagens do Real Imaginado”, a ESMAE homenageará a personalidade, colocando um ponto final na vasta programação que, ainda durante esta semana, ocupará a Biblioteca Municipal Almeida Garrett (BMAG), no Porto.