O documentário “1989”, de Anders Østergaard e Erzsébet Rácz (na foto), será exibido simultaneamente em 15 cidades europeias no mês em que se comemora o 25.º aniversário da Queda do Muro de Berlim. Milhares de espectadores, espalhados um pouco por toda a Europa, terão, assim, oportunidade de assistir simultaneamente ao filme. Esta sessão do Porto/Post/Doc tem a parceria do Festival CPH:DOX (Copenhagen International Documentary Film Festival).

1989” recria os eventos desse mesmo ano debruçados sobre o Muro de Berlim, conhecido como a “Cortina de Ferro”. A história debruçar-se-á em duas personagens, que representam a macro e micro estrutura política dessa época: Miklós Neméth, primeiro-ministro húngaro entre 1988 e 1990, e Gundula Schafitel, uma mulher alemã cujo marido morreu ao tentar atravessar a fronteira entre a Hungria e a Áustria, mais tarde tendo sido considerada a última vítima da Guerra Fria.

Esta sessão será realizada esta quarta-feira, às 18h30, na Biblioteca Almeida Garrett, no Porto, e inserida no âmbito do IRI (Imagens do Real Imaginado, Festival organizado pelo Departamento de Artes da Imagem da ESMAE). Meia hora antes da exibição do decorrerá uma apresentação do Festival Porto/Post/Doc pelo seu director, Dario Oliveira.

Após a exibição de “1989” será transmitida em direto de Copenhaga, uma discussão sobre os eventos históricos retratados no filme. Esse debate contará com a presença do protagonista, Miklós Németh. Também se discutirá sobre o estado da Europa atualmente com a participação de Jeremy Rifkin, Loretta Napoleoni e Poul Nyrup Rasmussen.