Em novembro, a Universidade do Porto vai fazer parte do itinerário do roadshow de mais um Programa COHiTEC, que vai correr o país de norte a sul à procura “de projectos com potencial para serem transformados em negócios de base tecnológica e de vocação global”.

Ao todo, vai visitar 18 instituições e a Universidade do Porto é uma delas, com sessões marcadas em três faculdades diferentes, sempre às 17h: a 6 de novembro é na Faculdade de Ciências (FCUP), a 12 na Faculdade de Engenharia (FEUP) e a 19, em Farmácia (FFUP). À mesma hora mas a 20 de novembro é Faculdade de Biotecnologia da Católica o espaço escolhido para receber a última sessão no Porto.

Estas sessões vão incorporar “o testemunho de um investigador/empreendedor de edições anteriores, que irá partilhar a sua experiência enquanto participante no Programa, abordando vantagens e maiores dificuldades sentidas na implementação do projeto”.

“O objetivo é contribuir para transformar ciência em negócios globais”

“O investimento feito em ciência em Portugal não é consequente em termos de desenvolvimento económico. O objetivo do Programa COHiTEC é inverter esta situação e contribuir para transformar a ciência desenvolvida nas nossas instituições de ensino superior em negócios globais, ao mesmo tempo que ajudamos a criar valor económico e social para o nosso país”, sublinha Pedro Vilarinho, diretor do Programa COHiTEC, em comunicado.

O Programa

O Programa COHiTEC destina-se a investigadores que pretendem avaliar o potencial comercial das tecnologias desenvolvidas. Tem a duração de quatro meses e permite aos investigadores criarem conceitos de produto para a sua tecnologia e desenvolverem um projecto de negócios. Para tal, contam com o apoio de estudantes de gestão, mentores e consultores das universidades de Brown e North Carolina State, e têm acesso a formação em comercialização de tecnologias, abrangendo temas como Gestão de Equipas, Geração de Ideias de Produto e Serviço, Propriedade Intelectual, Finanças e Desenvolvimento de um Plano de Negócios.

Para participar nas sessões, os interessados devem inscrever-se aqui. E em simultâneo com este roadshow pelas universidades, a COTEC Portugal vai abrir as candidaturas à edição de 2015 do Programa COHiTEC, “uma ação de formação em comercialização de tecnologias, que visa apoiar a valorização do conhecimento produzido em instituições nacionais de I&D”.

As candidaturas podem ser submetidas até 15 de janeiro de 2015 e a formação dura de 3 de março a 14 de julho de 2015, uma tarde por semana (14h30-20h00). No caso do Porto, acontece às terças-feira na Porto Business School.

Desde 2004, data da primeira edição, que “este Programa, que se diferencia por nele participarem os investigadores que propõem as tecnologias que podem originar projectos globais”, já apoiou 136 projectos – nos quais participaram mais de 600 investigadores e estudantes de gestão – e deu origem a 23 empresas de base tecnológica.