De 23 a 30 de novembro, a cidade do Porto recebe a primeira edição do Fórum do Futuro, um festival internacional de pensamento contemporâneo. O objetivo é reunir vários especialistas em diversas áreas para debaterem os desafios que se avizinham para a ciência, as humanidades e as artes.

Desta forma, “convidados como o encenador Robert Wilson, os Pritzkers Jean Nouvel (pela primeira vez em Portugal) e Rafael Moneo, o prémio Nobel da Química 2004 Aaron Ciechanover, a artista plástica e teórica norte-americana Martha Rosler, entre muitos outros reputados convidados internacionais”, informa a organização, em comunicado, vão espalhar-se, ao longo de uma semana, pelo Teatro Municipal Rivoli, Teatro Nacional São João, Casa da Música e Museu de Serralves, para conversas que se preveem frutíferas.

“Construímos assim um festival que inscreve a cidade do Porto no mapa internacional de divulgação de pensamento contemporâneo e que a transforma, durante uma semana, naquele que poderá ser o principal ponto de encontro de autores e interlocutores de experiências e visões singulares. A partir de pontes institucionais e disciplinares tipológica e morfologicamente diversas, compomos uma grande massa reflexiva e discursiva totalmente disponível à participação da cidade”, refere, em nota, Paulo Cunha e Silva, vereador da Cultura da Câmara do Porto.

“Começamos com a emblemática conferência-performance de Robert Wilson sobre o tempo e a cidade e terminamos explorando a performatividade da ação política e do pensamento utópico, perguntando: Apocalypse, Now?”, revela o membro do Executivo, acerca do início e do fim da programação do Fórum do Futuro.