Em parceria com a editora Livros de Ontem, o jovem escritor Samuel Pimenta, vencedor do Prémio Liberdade de Expressão 2014, lançou um concurso para poetas dos 18 aos 30 anos, para a participação na antologia “Emergente – Novos Poetas Lusófonos”.

O objetivo da iniciativa passa por contornar as dificuldades que estes jovens têm em “afirmar-se no mercado editorial” e pretende “criar um espaço de oportunidade e de reconhecimento que possibilite a projeção nacional e internacional dos seus participantes”.

Samuel Pimenta

Samuel Pimenta, de apenas 24 anos, venceu, em outubro, o Prémio Liberdade de Expressão 2014 da Associação de Escritores de Angra dos Reis, Rio de Janeiro, no Brasil. Natural de Santarém, publicou, em 2013, o livro “O relógio”, um dos vencedores do Prémio Jovens Criadores 2012. Escreve poemas e crónicas em antologias e revistas em Portugal, Angola, Moçambique e Brasil.

“Iniciativas como esta, viradas para jovens poetas, são pouco recorrentes. Por isso pretendemos selecionar até 12 jovens poetas emergentes de todo o universo lusófono e reuni-los numa publicação anual. Queremos que a Emergente tenha uma voz plural e que seja representativa do Português que se fala em todo o mundo”, explica, em comunicado, Samuel Pimenta, coordenador da antologia.

“Independentemente do local onde residam os poetas, a única condição é expressarem-se em Português, qualquer que seja a sua variante. Estão por isso incluídos, também, todos os poetas que vivem na diáspora, assim como os que não têm o Português como língua materna, mas que optam por escrever em Português”, esclarece João Batista, editor da Livros de Ontem.

As candidaturas, feitas consoante as especificações do regulamento, devem ser submetidas para [email protected] até 31 de dezembro.