Ao longo de dois dias, as portas do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (Ipatimup) vão receber alunos, professores e visitantes curiosos que queiram espreitar o interior de um dos mais conhecidos laboratórios do país e, consequentemente, o dia-a-dia dos seus investigadores.

A iniciativa acontece a 14 e 15 de novembro, sendo que o primeiro dia receberá essencialmente a visita de mais de 400 alunos do ensino secundário de “vários pontos do país aos laboratórios do Instituto e à exposição interactiva sobre prevenção de cancro”. Já o segundo dia será “mais dedicado à comunidade em geral”.

As conversas

10h15-10h45: Linfoma na Primeira Pessoa 11h00-11h45: Prevenir o Cancro do Estômago
12h00-12h45: Prevenir o Cancro do Colo do Útero
14h30-15h15: Prevenir o Cancro da Pele
15h30-16h15: Prevenir o Cancro Colo-Rectal
16h30-17h15: Prevenir o Cancro da Mama

“Para além das visitas aos laboratórios”, serão ainda apresentados “vídeos dedicados aos cancros mais comuns e a melhor forma de os prevenir”, também discutida em conversas informais, a acontecer de meia em meia hora, com um grupo de especialistas nestes tipos de cancro (ver caixa).

Ao longo dos dois dias, no entanto, o programa ainda reserva algum tempo para “atividades para os mais novos, organizadas pela Unidade de Difusão da Ciência – Laboratório Aberto e, numa iniciativa conjunta da Junta de Freguesia de Paranhos e dos investigadores do Ipatimup”, serão confecionados e vendidos produtos feitos em sinergia por idosos e cientistas.

Esta é mais uma iniciativa inserida nas comemorações dos 25 anos do laboratório.