Tradições à Letra foi concebido e estreado no âmbito da comemoração dos 100 anos de existência da Universidade do Porto, em 2012. Mas o espetáculo não morreu ali. Este sábado, às 21h30, volta à cena no Teatro Helena Sá e Costa.

O espetáculo

O “Tradições à Letra” apresenta-se como “uma viagem pelo Portugal Tradicional”, resultante da combinação entre as tradições populares e a encenação teatral. Daí nasce um espetáculo que se propõe a reproduzir várias tradições de todo o território português, intercalando-as com pequenos extratos de textos literários, alusivos a Portugal, à sua beleza e suas tradições. Estreou a 4 de fevereiro, levado a cena pelo Núcleo de Etnografia e Folclore da Universidade do Porto (NEFUP).

Por lá, “não faltarão as músicas, cantares e danças, o folclore e as tradições de todo o Portugal, de que gostamos apaixonadamente e que só a preservação da cultura popular tradicional poderá manter como um fator indispensável para a nossa identidade cultural”, afirma a organização, em comunicado.

“Os escritores, cuja passagem pelo Porto ficou bem marcada na cidade e na sua Universidade, terão também um papel primordial no espetáculo” e representaram a “principal fonte de inspiração” na produção dos textos que deram origem à peça.

E não fosse este um espetáculo com ligação profunda à Universidade do Porto, “os autores privilegiados para retratarem as diferentes regiões e tradições do país” são alguns dos seus mais distintos ex-alunos: Júlio Dinis, Camilo Castelo Branco, Raul Brandão, entre outros.

O objetivo de mais esta exibição passa por “reforçar o elo” à Universidade do Porto, à cidade e ao papel que o NEFUP assume “na divulgação artística da cultura popular tradicional”. Os bilhetes têm um custo de 3,5 a 10 euros.