Durante cinco dias, de 24 a 30 de novembro, a Semana da Reabilitação Urbana é assinalada no Porto com amplo destaque, tendo em conta a importância que o setor tem para cidade, até devido ao impacto que produz noutra área cada vez mais essencial para a economia portuense: o Turismo.

Desta forma, estão preparadas várias conferências temáticas sobre reabilitação urbana que vão reunir diversos profissionais do setor. No entanto, para que as discussões tenham um alcance maior, a organização tem programados encontros e tertúlias entre aqueles e o público. “Cidade reabilitada? A perceção do turista”, no dia 24 de novembro, e “Mercado imobiliário e proteção do património: convergências e divergências”, na quinta-feira, são dois exemplo destas tertúlias que vão decorrer sempre entre as 18h e as 20h.

Com as atividades a espalharem-se pelo Ateneu Comercial do Porto (conferências, exposições e workshops), “além de uma mostra de soluções e iniciativas relacionadas com a reabilitação urbana”, pretende-se que sejam promovidos “contactos mais diretos com o público em geral e com outros profissionais”, informa a organização, em comunicado.

No entanto, também as famílias, as crianças e os turistas são convidados a participarem no evento. Exemplo disso é o workshop ArquiBrinca – Arquitetura para Crianças, que decorrerá no sábado, dia 29, onde os mais novos vão poder ser arquitetos por um dia.