A empresa australiana KeepCup é uma marca de copos reutilizáveis que veio a Portugal buscar aquela que acredita ser a melhor cortiça do mundo, para criar, em setembro, o KeepCup Brew Cork, um copo de vidro para transportar café. A cortiça portuguesa foi selecionada por ser antibacteriana, leve, biodegradável e proteger as mãos das queimaduras.

O copo de vidro surge como forma de satisfazer o consumidor premium de café de especialidade, permitindo que leve consigo a experiência de todos os sabores artesanais do fruto do cafeeiro.

O KeepCup não é só um copo, pois evoca a tendência do café on-the-go, isto é, do café em movimento. É um conceito urbano e ao mesmo tempo sustentável, que associa o barista – o profissional especializado em café – à reutilização dos copos usados para transportar esta bebida. O copo não é inquebrável, mas é resistente, garantem os produtores.

O KeepCup Brew Cork é produzido em vidro temperado resistente. Este copo possui uma banda em cortiça – também disponível em silicone – que serve para o utilizador não se queimar, uma tampa composta por polipropileno, uma patilha flexível feita em poliuretano termoplástico e um maior orifício para beber permitindo uma melhor experiência de textura e sabores. O KeepCup Brew Cork está disponível em dois tamanhos, pequeno, com 227 mililitros, e médio, com 340 mililitros, que custam 27 e 29 euros, respetivamente.

Os irmãos australianos Jamie Forsyth e Abigail Forsyth criaram a KeepCup em junho de 2009, depois de se depararem com um problema diário no café onde trabalhavam, isto é, com o elevado número de copos descartáveis que acabavam no lixo. De acordo com os fundadores, a maior parte dos copos reutilizáveis já existentes eram demasiado grandes para caberem nas máquinas de café, pareciam demasiado utilitários e eram pouco apelativos. Isto inspirou a criação daquele que, acreditam, será o primeiro copo reutilizável para baristas.

Em Portugal, o KeepCup tem, desde 2014, distribuição exclusiva da Pegada Verde, uma loja online portuguesa de produtos sustentáveis e que, garantem, não têm substâncias tóxicas. “Em Portugal já foram vendidas mais de cinco mil unidades”, refere Sofia Catarino, uma das fundadoras da Pegada Verde, ao P3.

A Pegada Verde foi criada em 2009 por dois jovens empreendedores portugueses. Sofia Catarino e Sérgio Miranda desenvolveram este projeto com o objetivo de divulgar novas marcas e novos artigos que promovessem um estilo de vida saudável e sustentável. Dedicada a um público urbano, jovem, informado e com preocupações ambientais, esta marca atua no mercado português, brasileiro e espanhol.

O KeepCup transmite, através do nome, a mensagem de reutilização “mantém o copo”, para que a população, através deste acessório “verde”, mude de descartável para reutilizável, reduza significativamente o desperdício e contribua para uma mudança social.