Nesta sexta-feira, 28 de novembro, Rui Moreira oficializará, na Avenida dos Aliados, pelas 17h30, a inauguração das iluminações de Natal da cidade. Alem de se iniciarem mais cedo, este ano, espalham-se, também, por mais quatro ruas, totalizando 30, em relação a 2013: Ferreira Borges, Sousa Viterbo, Freixo e da Estação (Campanhã).

A aposta temática é orientada para formas mais simples e abstratas cujas cores dominantes serão dois tons de branco, quente e frio, em conjunto com o azul. Outras das especificidades deste ano incluem projetos específicos para a Torre dos Clérigos, que entrará em vigor a 12 de dezembro, como para a Rua das Flores. Na própria Avenida dos Aliados brilhará a tradicional Árvore de Natal. As instalações terminarão a 6 de janeiro de 2015.

Ainda na Avenida dos Aliados, na placa inferior, estará, este ano, uma instalação interativa com o público. A instalação, realizada pela arquiteta Isabel Barbas, designa-se de “Texturas Sonoras”. A estrutura promove luz e música, através de cinco peças triangulares que oferecem a atmosfera luminosa e que podem ser tocadas aleatoriamente ou com um grupo de pessoas.

Pistas de gelo com acesso livre

Estarão espalhadas em várias ruas e praças da cidade diversas animações e iniciativas, promovidas pela Porto Lazer, ao longo da quadra natalícia. Entre as atividades, poder-se-á contar com espetáculos de dança, teatro, novo circo, cânticos de Natal, contos, ou concertos de música.

Duas pistas de gelo entrarão em funcionamento esta sexta-feira e até ao dia 11 de janeiro, na Praça D. João I e na Rotunda da Boavista. As mesmas serão de acesso livre durante as manhãs, à semana, entre as 9h30 e as 14h30, e entre as 9h30 e as 12h30 nos feriados e fins-de-semana. Durante tardes e noites, o acesso será concessionado. Nesse período, cerca de 15 mil vouchers serão distribuídos por comerciantes da Baixa e da Boavista, através da Câmara do Porto com a Porto Lazer, como parte da estratégia de revitalização do comércio tradicional.

Além disso, iniciar-se-á o UPStreet AXA Urban Store, que funcionará de dia 4 a 14 de dezembro nos dois primeiros pisos do Edifício AXA, na Avenida dos Aliados. Com entrada livre, a ideia principal é promover todas as vertentes da arte urbana. O programa principal, na Urban Store, conta com mais de 30 artistas da Street Art e da ilustração. DJs, performances, aulas abertas de Novo Circo pela Erva Daninha, mostras de vídeo e curtas, workshops e espetáculos infantis pelo Balleteatro compõem o programa complementar.

A programação para a passagem de ano também já foi divulgada e começará às 22h30 do dia 31 de dezembro. Os Clã são os convidados para animarem as festas cujo ponto alto será o tradicional fogo-de-artifício lançado por vários pontos da Avenida dos Aliados. Já em 2015, serão os Expensive Soul a entrar em palco, seguindo-se de uma DJ Party.