O tema da ansiedade no meio académico não é novo e a verdade é que os estudantes do Ensino Superior, quer pela pressão dos resultados quer pelo stress dos exames, se tornam alvos fáceis deste distúrbio.

As probabilidades aumentam em cursos onde o peso da responsabilidade é maior, como é o caso de Medicina. Por isso, e em prol da saúde mental e do sucesso académico dos seus estudantes – e não só -, o Gabinete de Apoio ao Estudante da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) promove, no dia 4 de dezembro, uma palestra que aborda os três fatores chaves desta realidade: “Ansiedade, Sucesso Académico e Saúde Mental: (in)compatíveis?”.

Acontece às 21h30, no auditório do Centro de Investigação Médica da FMUP, e conta com a presença de quatro especialistas da área da saúde mental: Maria do Céu Salvador (Universidade de Coimbra), Luiz Gamito (Colégio de Psiquiatria da Ordem dos Médicos), Luís Marques (Centro Hospitalar Leiria-Pombal) e Rui Coelho (FMUP).

A conversa, afirma a organização, em comunicado, promete “abordar um tema de grande pertinência para os estudantes do ensino superior, sobretudo face à proximidade da época de exames – a ansiedade no contexto universitário – permitindo aos participantes a colocação de questões e/ou partilha de ideias entre si e os palestrantes”, sempre num tom “descontraído e bem-humorado”.