A disputa foi renhida, com as candidaturas da Polónia e da Inglaterra a somar pontos. Mas, no final, foi Universidade do Porto (UP) quem marcou o golo da vitória.

Apoiada pelo Comité Olímpico, pela Federação Portuguesa de Futebol e pela Secretaria de Estado da Educação, a candidatura portuense conquistou a European University Sports Association (EUSA) e garantiu a organização do 12.º Campeonato Europeu Universitário de Futebol.

“A conquista desta organização é um feito no desporto universitário do país, não só porque é a primeira vez que se realiza em Portugal um campeonato universitário de Futebol, mas essencialmente porque é mais uma oportunidade para a Universidade do Porto cimentar, através do desporto, a sua marca a nível nacional e internacional”, destaca Bruno Almeida, diretor do Centro de Desporto da Universidade do Porto (CDUP).

A partir de agora, em parceria com a Federação Académica do Porto (FAP), cabe à Universidade do Porto acolher e organizar a maior prova do “desporto-rei” europeu a nível universitário, que se disputa em 2017, e repetir a fórmula de sucesso dos dois últimos eventos de Voleibol de Praia.

Este torna-se assim o quinto grande evento desportivo universitário internacional a realizar-se no Porto, desde 2010. Prevê-se que traga ao Porto cerca de 600 estudantes de todos os pontos da Europa.