A primeira edição do evento de cultura pop ocidental Comic Con decorrerá pela primeira vez em Portugal entre os dias 5 e 7 de dezembro. Além das várias celebridades confirmadas – casos de Morena Baccarin (“Gotham”), Natalie Dormer (“Game of Thrones” e “The Hunger Games”) e Seth Gilliam (“The Walking Dead”), por exemplo -, destacam-se também as áreas de banda desenhada e de videojogos.

Durante uma conferência de imprensa, que decorreu no Cine-Teatro Constantino Nery, Paulo Rocha Cardoso, diretor geral da organização do evento admitiu que este tem sido “um projeto extremamente desafiante” que terá continuidade ao longo dos próximos anos. “Ao longo deste ano a organização bateu a muitas portas. Somos questionados muitas vezes sobre por que é que vem o ator A em detrimento do ator B, porque vem um artista de BD de um lado e não do outro, etc.. Isto depende não só da vontade da própria organização, mas também de muitos fatores e de muitas variáveis”.

O evento focar-se-á em seis áreas: Cinema e TV, Banda Desenhada, Games, Workshops e Kids. No que toca a Cinema e TV estarão em destaque vários nomes vindos de Hollywood: Morena Baccarin (“Homeland”, “V”, “Serenity” e “Gotham”), Natalie Dormer (“Game of Thrones”, “The Hunger Games” e “The Tudors”), Paul Blackthorne (“Arrow”), Seth Gilliam (“The Walking Dead”), Clive Standen (“Vikings”), e três atores da série “Da Vinci’s Demons” (Elliot Cowan, Blake Ritson e Tom Riley).

Alguns elementos nacionais também estão inseridos nesta categoria, entre os quais “Capitão Falcão” e “Balas e Bolinhos”. No que toca a banda desenhada, destacam-se nomes como Brian K. Vaughan, Marcos Martin e Javier Rodriguez. Existirá ainda um “convidado de honra” cujo nome será revelado durante o evento.

O local do evento (a Exponor, em Matosinhos) estará dividido em vários auditórios conforme os temas. Ao longo dos dias, vários eventos irão decorrer em simultâneo cujas horas podem ser consultadas no programa geral que já se encontra disponível.

A estimativa relativamente ao número de visitantes na primeira edição é de cerca de 20 mil pessoas, embora Paulo Rocha Cardoso tenha a esperança de que até sexta-feira esse número seja superado. “Espero na próxima conferência estar a dizer que esta estimativa foi completamente ultrapassada; estamos no bom caminho”.

Uma das questões que suscitou curiosidades foi o facto de o evento ter sido colocado no Norte de Portugal, o que contraria a tendência de muitos eventos decorrerem no centro do país, mais especificamente na capital. Isto representa duas oportunidades: a descentralização; a captação de visitantes espanhóis, nomeadamente vindos do Norte, onde não existem tantos eventos do género.

A organização revelou ainda que o evento terá no futuro mais quatro edições anuais planeadas até 2018, todas localizadas no Porto.