António Granado fez uma apresentação sobre o jornalismo português. Intitulada “Já gastámos as palavras pela rua, meu amor” abordou dois pontos fulcrais: a qualidade e a credibilidade.

Será que o jornalismo em Portugal é bom e credível?

Segundo António Granado, “os jornalistas profissionais não têm conseguido fazer bom jornalismo”, mas este não atribui o facto à falta de qualidade dos mesmos e sim aos constantes cortes de pessoal nas redações. Os jornais estão com cada vez mais problemas financeiros e a consequente redução de jornalistas nos diferentes órgãos de comunicação só enaltece a cópia de notícias – seja a partir da Agência Lusa seja de meios internacionais – e a diminuição do tamanho das peças noticiosas.

“Os meios de comunicação portugueses estão a criar contas falsas nas redes sociais para manter audiência”

Para o jornalista, a esperança nos principais meios de comunicação é cada vez menor. A manutenção da sua qualidade e credibilidade pode estar aliada às publicações independentes e por isso, os jovens jornalistas devem apostar neste tipo de projeto.

António é, ao mesmo tempo, defensor que os estudantes devem estagiar nos órgãos de comunicação oficiais. Contudo é da opinião que “se os jornais aceitam estagiários, o mínimo que podem fazer é permitir que eles assinem as suas peças”, um assunto que foi discutido há uns meses atrás.

António Granado acabou a sua apresentação da forma como começou: com excertos do poema “Adeus”, de Eugénio de Andrade porque, infelizmente, no jornalismo português “as palavras estão gastas”.