No ano novo que se aproxima, os portuenses vão ver um valor menos elevado na fatura da água. Quem o anuncia é a própria Câmara do Porto (CMP), em comunicado, informando que, na próxima terça-feira, Rui Moreira levará a reunião privada na autarquia uma proposta para que o preço da água, em 2015, diminua 2,5% no primeiro escalão de consumo para clientes domésticos.

No entanto, segundo o Executivo, a aplicação da medida está garantida, visto que resulta de “uma deliberação do Conselho de Administração” da Águas do Porto, empresa que o presidente da CMP garante que “não será nem privatizada nem concessionada”, enquanto ocupar o posto de líder camarário.

Na verdade, esta redução será possível, porque os preços dos restantes escalões serão mantidos. De outra forma, devido ao “fortes investimentos que a empresa Águas do Porto tem vindo a fazer na rede de distribuição, no tratamento de águas pluviais e no tratamento de águas residuais no Porto”, seria difícil realizar.

Neste aspeto, a CMP faz referência para o facto de estar a decorrer uma “grande intervenção com a colocação de um adutor, obra que tem vindo a desenvolver-se ao longo da marginal do Porto e vai permitir a ligação de duas ETAR”.