O Governo do Canadá vai desburocratizar o processo de obtenção de vistos de trabalho, tornando mais simples e rápidas as entradas no país já a partir de janeiro do próximo ano. Com esta medida, o Governo quer atrair profissionais qualificados e tem mais de 100 mil ofertas de emprego disponíveis, algumas dirigidas especificamente a portugueses.

A obtenção do “visto expresso” vai passar pela realização de um registo eletrónico e envio de certificados de comprovativo de domínio da língua, aptidão académica e profissional. Os pedidos serão armazenados numa base de dados, que pode ser acedida tanto pelo Governo como por empresas privadas, e os candidatos selecionados recebem posteriormente respostas dos potenciais empregadores, caso sejam selecionados.

As profissões mais procuradas variam de acordo com a região do país, mas cargos qualificados como engenheiros (áreas da informática, eletrónica, ciências da computação, ambiente, civil, espacial, petróleo, minas), economistas, gestores, médicos, enfermeiros, arquitetos e biólogos são, segundo o Económico, das áreas mais precisas. A taxa anual de desemprego no Canadá é de 6,8%.

As ofertas de emprego estão listadas num site governamental e é possível consultar as ofertas disponíveis para portugueses aqui.