A associação de estudantes e investigadores portugueses nos Estados Unidos, a Portuguese American Post-graduate Society, (PAPS) vai dar uma oportunidade a alunos portugueses, do ensino superior, de realizar um estágio de quatro semanas nos Estados Unidos da América, já no próximo ano.

O programa, chamado “PAPS Summer“, oferece estágios a acontecer entre julho e setembro a alunos de licenciatura e mestrado, com bolsas que vão suportar custos de deslocação, alojamento e estadia dos estudantes, durante este período.

A associação

A PAPS existe desde 1998 e, com cerca de 1000 membros, procura desenvolver as relações entre a comunidade de estudantes e investigadores portugueses nos EUA e a sociedade norte-americana. O “PAPS Summer”” baseia-se no sucesso de um projecto semelhante da associação PARSUK, que acontece no Reino Unido desde 2013 e contou este ano com cerca de 250 candidaturas.

Uma responsável da PAPS, Ana Margarida Almeida, explicou, em entrevista à Agência Lusa, que “o objetivo é não só trazer alunos portugueses a estagiar nos EUA, mas também aproximar os membros da PAPS de Portugal”. Uma “oportunidade única para as duas partes” que permitirá aos alunos “fazer parte de uma universidade ou empresa de renome mundial, o que poderá abrir portas para o seu futuro, seja num doutoramento ou mais focado no empreendedorismo”, afirmou.

A PAPS está em contacto com várias entidades governamentais e privadas para estabelecer parcerias e apoio financeiro para a realização dos estágios, o que vai determinar o número de bolsas atribuídas, que deverá ser conhecido em março ou abril de 2015.

A primeira fase de candidaturas decorre até 31 de janeiro, onde os membros da PAPS que queiram ser mentores de projetos devem candidatar-se. Depois, entre março e abril, os estudantes portugueses de licenciatura ou mestrado poderão escolher de entre os projectos aprovados na fase inicial.

“Seguir-se-á um processo rigoroso de seleção, dado o grande número de candidaturas esperadas”, clarifica Ana Almeida.