Nasceu com uma malformação congénita nas patas da frente, o que fazia com que não conseguisse correr e mal pudesse andar. Sem saber lidar com a situação, os donos ponderavam o abate de Derby. Mas a história deu uma reviravolta por esta altura, quando a associação Peace and Paws resgatou o cão e encontrou uma solução inovadora.

Em conjunto com Tara Anderson, diretora de produção da empresa de impressão 3D Systems, foi desenhado um par de próteses para as patas de Derby, recorrendo ao sistema MultiJet, que tanto permite fabricar materiais rígidos como flexíveis.

O resultado não podia ter sido melhor nem mais emocionante – e o vídeo de Derby a correr (ver em baixo), que já foi visto por mais de sete milhões de pessoas, prova isso mesmo. O cão tem agora uma nova família e é uma estrela no Facebook com mais de sete mil seguidores.

Os donos não podiam estar mais encantados com o desfecho: “Começou logo a correr assim que lhe pusemos as próteses”, conta no vídeo Sherri Portanova, que passou a fazer dois passeios diários com o cão. “Ele corre mais depressa do que nós os dois”, sorri o marido Don Portanova.

Agora, o caso de Derby pode ser usado como exemplo, esperam: “Estamos a trabalhar para ajudar animais como o Derby e promover resgates como o que a Peace and Paws Dog Rescue fez. Nenhum animal deve ser eutanaziado por defeitos físicos. Há opções e a Peace and Paws e a 3D Systems mostraram-nos isso”, lê-se na página do Facebook.