Foi com maioria – apenas com a abstenção do vereador da CDU – que a Câmara do Porto aprovou, nesta terça-feira, a redução dos valores pagos por moradores da cidade nas zonas de estacionamento de duração limitada.

Esta medida leva a uma diminuição de 53,9% do custo cobrado nas zonas de intervenção prioritária (de 217 euros passa para 100 euros anuais no primeiro carro) e de 75,6% (de 411 para 100 euros) no resto do Porto.

Desta forma, e segundo a autarquia, “a primeira avença mensal passa a ser de 10 euros, a segunda de 20 euros e a terceira e seguintes de 30 euros. Quanto à avença anual, a primeira atinge os 100 euros, a segunda os 200 euros e a terceira e seguintes os 300 euros”.

“O estacionamento dos veículos automóveis é um dos principais problemas criado pelo aumento da utilização do automóvel”, afirmou Rui Moreira, na reunião camarária, justificando ainda a medida dizendo que “este problema é particularmente crítico nas áreas urbanas devido ao espaço ser um recurso escasso, especialmente nos seus centros”.