Com o início de um novo ano é altura de arrancar mais uma temporada das Inaugurações Simultâneas do quarteirão de Miguel Bombarda, no Porto. O primeiro ciclo de 2015, que começa neste sábado, 17 de janeiro, prolonga-se por dois meses, até 21 de março.

Assim, a partir das 16h, serão 19 as galerias, localizadas no quarteirão que contempla as ruas de Miguel Bombarda, Rosário e Manuel II, a abrirem ao mesmo tempo com entrada livre para os visitantes.

Promovida pela Câmara do Porto, através da PortoLazer, a iniciativa marca, ainda, a estreia da proposta de cartaz vencedora do concurso criado para encontrar a imagem da nova edição das Inaugurações Simultâneas. Neste aspeto, o trabalho desenvolvido por Margarida Rêgo, licenciada em Design Gráfico pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa e com mestrado numa instituição inglesa, mereceu o reconhecimento do júri.

A proposta em causa “tem por base a ideia de dicotomia entre passado/presente, novo/antigo, presente/futuro, analógico/digital. A tipografia escolhida incorpora ela própria duas ideias: por um lado, a importância que a arte e a sua intervenção têm na sociedade, pela sua capacidade de trazerem o inesperado. Por outro, a ideia de percurso, já que passeamos pelas letras como quem passeia pelo Quarteirão, pelas suas lojas e galerias”, refere a organização, em comunicado.