Os empreendedores que se preparem. A Portugal Ventures está de volta com mais dinheiro (através do investimento de capital de risco) para impulsionar projetos de base científica ou tecnológica, em fase de seed ou startup, que aparentem um futuro promissor.

Open Days

Este ano, pela primeira vez, a Portugal Ventures promove sessões de esclarecimentos por todo o país, para os empreendedores interessados em concorrer. Os chamados “Open Days” arrancam segunda-feira, 19 de janeiro, e decorrem até 6 de fevereiro. Não são ainda conhecidos os locais/dias exatos de cada sessão.

Até 26 de janeiro, decorre o pré-registo para as candidaturas à décima “Call for Entrepreneurship” de todos aqueles que queiram fazer a diferença em áreas como as Tecnologias de Informação, Comunicação, Eletrónica e Web, Ciências da Vida, Turismo e Recursos Endógenos, Nanotecnologia e Materiais. A partir daí – até fevereiro – começam as submissões dos projetos.

Durante a preparação e qualificação, as equipas contam com o apoio e orientação de um dos parceiros do Programa de Ignição, enquadrado no Programa Estratégico para o Empreendedorismo e a Inovação (+e+i). Por fim, as ideias selecionadas recebem um financiamento de até 750 mil euros e têm a possibilidade de virem a ser incubadas em Silicon Valley, São Francisco, Boston ou ainda em Austin.

Nas últimas nove edições, registaram-se mais de 2 mil empreendedores para a Call for Entrepreneurship, com a apresentação de candidatura de 680 projetos.

Programa +I +I com candidaturas até dia 15 de janeiro

 

+Inovação +Indústria é o novo programa de investimento da Portugal Ventures dirigido às empresas e aos empreendedores dos setores mais tradicionais da economia nacional”, que acontece, pela primeira vez, este ano [regulamento].

Pretende “promover spin-offs empresariais e aumentar a capacidade de inovação das pequenas e médias empresas, com vista a dar resposta aos desafios da indústria nacional e torná-la mais global e competitiva”. Para isso, oferece um investimento de até 1,5 milhões de euros, “numa participação minoritária, por tranches e com base num plano de desenvolvimento”. A ajuda na valorização da propriedade intelectual e o acompanhamento também não são descurados e a possibilidade de incubação em pólos de inovação internacionais também existe.

Neste caso, são elegíveis projetos em fase seed, start-up ou que tenham sido constituídas há menos de três anos que visem “a produção de bens, equipamento ou serviços destinados à modernização e/ou inovação dos sectores tradicionais da economia nacional”: agro-industrial, moda, florestal, habitat, química, tecnologias de produção ou mobilidade.

As candidaturas [formulário] decorrem até 15 de janeiro.