Quem está habituado a passar e passear pelo Jardim de S. Lázaro, no Porto, terá de mudar a rotina habitual, pelo menos entre 19 e 30 de janeiro. No entanto, será por uma boa razão. A Câmara do Porto (CMP) vai fechar aquele espaço, durante o período em causa, para proceder a uma intervenção com vista a reabilitá-lo.

“Atualmente, o jardim possui fragilidades que comprometem o uso do espaço público e lhe conferem uma certa descaracterização, donde se destaca a degradação de todo o pavimento e deficiente funcionamento do sistema de drenagem”, refere a autarquia, em comunicado.

Para que esta situação seja alterada, a CMP vai “valorizar os percursos pedonais e a ligação entre a área urbana e área verde, adequando os pavimentos, a sua utilização predominante”. Depois dos onze dias de intervenção, os portuenses poderão voltar a visitar aquele que é “o mais antigo jardim público da cidade“, “inaugurado em 1834 pelo paisagista João José Gomes” e composto por “Magnólias, Tílias, Camélias, um coreto e vários fontanários e repuxos de água”.