A primeira sessão das leituras informais no Mosteiro de São Bento da Vitória, em 2015, acontece já na próxima terça-feira, 20 de janeiro, às 21h. Depois, repete-se na terceira terça-feira em fevereiro, e novamente em março.

O autor

“Fassbinder (1945-1982) escreveu a sua primeira peça aos nove anos de idade. Em 1967, integrou o Action-Theater em Munique, que em 1968, já sob a sua direção, se passou a chamar ‘Antiteater’. Este ‘anti’ é todo o programa do ‘seu’ teatro, onde recusou muita coisa, da sociedade capitalista de consumo ao romantismo revolucionário dos anos sessenta. Dizia que todas as histórias são histórias de crimes, e que todas as relações, pessoais ou políticas, são corrompidas pelo dinheiro e pelo poder”, desrceve a organização.

Desta vez, dão voz às obras do dramaturgo alemão Rainer Werner Fassbinder, autor de 15 peças de teatro e realizador de mais de 40 filmes.

O Paraíso Não Está à Vista” é a obra de estreia. Já na segunda terça-feira, 17 de fevereiro, será lida a obra “Katzelmacher” e, a 17 de março, “As Lágrimas Amargas de Petra von Kant”.

Nesta última sessão, será ainda lançado o livro “O Café”(1969), com tradução de Claudia J. Fischer e ilustração de Von Calhau!, no âmbito do projeto editorial do”Coleção Leituras no Mosteiro”.

As leituras informais acontecem no Centro de Documentação do Teatro Nacional São João, no Mosteiro de São Bento da Vitória, e a entrada é livre.