O programa bienal da Fundação EDP está de volta para “apoiar a nova criação e os valores emergentes da arte contemporânea” com um prémio de dois mil euros. A iniciativa distingue artistas de qualquer idade, portugueses e estrangeiros a residir em Portugal, que tenham carreira recente no campo das artes plásticas e visuais.

Com inscrições entre os dias 26 de Janeiro e 23 de Fevereiro, o Prémio Novos Artistas Fundação EDP admite propostas das modalidades plástica e visual (como desenho, vídeo, performance, pintura, escultura, fotografia, instalação, arte multimédia e arte postal). Áreas como o cinema, dança, teatro, música, arquitectura, design, joalharia, design e artes circenses ficam de fora.

Os candidatos serão seleccionados por um Comissariado constituído por Filipa Oliveira e Sérgio Mah, comissários independentes, e por João Pinharanda, programador cultural da Fundação EDP. Os finalistas serão convidados a produzir obras para integrar uma exposição colectiva a realizar no Museu da Electricidade, com inauguração marcada para Junho de 2015.

Cada artista seleccionada nesta fase recebe uma verba de 3500 euros para a produção do trabalho a apresentar na exposição e os que residem a mais de 100 quilómetros do local da exposição têm ainda direito a um subsídio de 50 euros por dia.

Os interessados podem inscrever-se através do preenchimento do formulário de candidatura, disponível a partir do dia 26 de Janeiro no site da Fundação EDP. Os portefólios devem ser entregues na portaria da Fundação EDP, todos os dias, entre as 8 e as 20 horas, por correio dirigido a Prémio Novos Artistas Fundação EDP 2015, ou por email para[email protected].

Um júri internacional escolherá, entre os final